Aprenda a calcular o preço de venda do seu produto
Saber calcular o preço de venda do seu produto é muito importante para obter melhores resultados.
Esse é um tema que ainda levanta muitas dúvidas entre os donos de negócios de diferentes segmentos e portes. Pensando em ajudá-los, reunimos aqui orientações essenciais para evitar muitos problemas como queda nas vendas, diminuição do faturamento e lucros, etc.
Por que é importante saber calcular corretamente o custo de um produto ou serviço?
Maximizar os lucros é um dos principais benefícios que se pode obter ao saber precificar produtos e serviços. Mas saber cobrar um preço adequado vai além de obter bons lucros.
Cobrar um preço excessivo por seus produtos e serviços pode afastar os clientes e reduzir as vendas. E você não precisa cobrar um valor exorbitante para conseguir bons lucros.
Esse é um processo importante para a existência de um negócio e para vender mais.
Qual é a diferença entre custos, despesas e lucro?
Entender sobre esses três é importante para precificar produtos ou serviços e vender mais.
O custo diz respeito aos gastos que o negócio possui para a produção dos seus bens, suas mercadorias. Enquanto isso, as despesas tratam-se dos gastos para se manter a parte administrativa desse negócio, tais como: investimento em marketing, no setor comercial, financeiro, etc.
Exemplos de custos: aquisição de matéria-prima, salário da equipe de produtos, etc. Exemplo de despesas: aluguel, impostos, conta de telefone, etc.
Já o lucro é a receita das vendas subtraindo os custos e despesas envolvidos para isso.
O que são custos fixos e custos variáveis?
Custos fixos são aqueles que acontecem todos os meses e quase sempre têm o mesmo valor: salários, conta de telefone, luz, etc. Já os custos variáveis são aqueles que não costumam ocorrer todos os meses, tais como reparos e manutenções em máquinas, por exemplo.
Não se esqueça de calcular os custos de produção
Na hora de calcular o preço de venda, é importante calcular os custos de produção também.
Os custos de produção dizem respeito aos custos que uma empresa possui no processo produtivo. Considere: gastos com mão de obra, com materiais e também custos gerais de fabricação (que podem incluir energia elétrica, depreciação, manutenção, etc.).
Como calcular preço de venda com margem de lucro?
Para precificarmos um produto ou serviço usaremos a seguinte fórmula (Markup):
100/[100-(DV+DF+LP)]
Onde:
- 100 representa o preço unitário total por venda sendo em percentual;
- DV = Despesas Variáveis;
- DF = Despesas Fixas;
- LP = Margem de lucro pretendida.
Usaremos como exemplo um custo direto de R$ 60,00, despesas fixas de 15% e variáveis de 10%, com margem de lucro pretendida de 25%. Assim:
100/[100-(10+15+25)] = 2
Agora, basta multiplicar 2 x 50 e teremos o preço de venda de R$ 100,00. E assim teremos um preço ideal para obter uma boa margem de lucro e poderá conseguir também aumentar as vendas com um preço justo.
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