5 passos para trazer o seu negócio para o mundo digital
As empresas hoje que ainda não investem no mundo digital deixam escapar muitas oportunidades.
Depois da pandemia, a quantidade de negócios investindo na criação da presença online disparou. Empresas que antes apenas atendiam seus clientes presencialmente agora possuem um catálogo online de produtos, usam as redes sociais e outros meios para gerar mais vendas.
E o seu negócio não deve ficar de fora disso.
Mesmo que você ofereça um ótimo produto, se deixar de fora das suas estratégias de marketing o digital, então chegará um momento em que ficará estagnado.
Trabalhar a presença online do seu negócio é uma das melhores formas de potencializar seus resultados. E aqui nós listamos 5 passos para trazer seu negócio para o digital da maneira certa.
A importância de ter o seu negócio presente no digital
Quando as pessoas querem saber sobre um produto, serviço ou marca hoje em dia, elas buscam isso na internet. O celular está ali, sempre por perto, e fazer esse tipo de pesquisa tem sido cada vez mais comum.
Além disso, a busca por contato e endereço de um negócio é feita também por meio da internet.
Por meio da criação de uma presença digital, também, é possível expandir sua área de atuação. Há como vender para todo o Brasil, inclusive.
E de acordo com uma pesquisa realizada pela PwC, há mais brasileiros fazendo compras online do que em estabelecimentos físicos.
Vantagens do uso da internet para divulgar o seu negócio
Como citado, a pandemia causada pelo coronavírus impulsionou as vendas online, fazendo com que o mundo desse um salto de cerca de cinco anos de crescimento no digital.
E dentre as vantagens de escolher o digital está o menor custo. Fazer vendas por meio de uma loja online te livra da preocupação de ter que trazer clientes até o estabelecimento, sendo mais econômico e mais seguro o processo.
5 passos para trazer o seu negócio para o mundo digital
Para te ajudar a trazer seu empreendimento para o meio digital, temos listados os 5 passos fundamentais nesse processo.
1 - Se planeje
Esteja você migrando seu negócio para o mundo digital ou querendo começar algo do zero, o panejamento é uma etapa crucial. E por meio dele você pode: definir preços, buscar fornecedores, fazer a negociação do frete, buscar informações sobre dados do segmento, etc.
Analisar tudo isso e mais antes de fazer o investimento é extremamente importante.
2 - Defina sua plataforma de vendas
Escolher a plataforma onde anunciará seus produtos e/ou serviços é outra etapa importante. Uma boa escolha garantirá a redução dos custos ao trazer sua empresa para o mundo digital.
Aqui você pode optar por um catálogo online, que seria mais prático e econômico do que criar um site, por exemplo.
3 - Crie um perfil do Google Meu Negócio
A criação de um perfil do Google Meu Negócio é outra forma de trabalhar a presença online da sua empresa.
Os clientes que buscarem por produtos como os vendidos no seu estabelecimento podem se deparar com o telefone e endereço do seu negócio nos resultados das buscas.
4 - Use as redes sociais
Por meio das redes sociais, será possível encontrar os primeiros clientes para a sua loja. É possível trabalhar com Instagram e Facebook, por exemplo, para apresentar os produtos e também para construir a autoridade da sua marca.
Desenvolva um bom relacionamento com seus seguidores, isso ajudará a melhorar o engajamento.
5 - Adequação à LGPD
A LGPD está em vigor desde 2020, estabelecendo muitas diretrizes sobre a coleta e o uso de dados dos usuários. De acordo com essa lei:
- Será necessário pedir o consentimento do usuário para fazer a coleta de dados e informações pessoais dele;
- Os usuários podem solicitar que seus dados sejam deletados;
- Ainda, o usuário tem direto de saber quais dados as empresas possuem sobre ele.
Mas além da adequação a essa lei, as empresas devem observar também o Código de Defesa do Consumidor e o Marco Civil da Internet.
Divulgue seus produtos através do Catálogo Principal
Com a ajuda da plataforma do Catálogo Principal é possível trazer seu negócio para o digital sem maiores complicações.
Você não precisa ter conhecimentos ou habilidades com a criação de sites ou o uso de marketplaces, nós disponibilizamos uma estrutura pronta. Basta cadastrar seus produtos e enviar o link ou Qr Code da sua loja online para os clientes.
Aumente as vendas do seu negócio, saiba mais sobre nossa plataforma e seus benefícios.