Como usar o WhatsApp Business para vender mais?
25, May 2021
Vender Mais
O
WhatsApp Business é uma ferramenta criada
para auxiliar o processo de comunicação das empresas. A solução permite que a
empresa defina horários de atendimento, crie mensagens automáticas e
personalizadas, além de uma série de recursos.
Veja
neste artigo, como o WhatsApp Business pode ajudar a aumentar as vendas do seu
negócio.
Envolva o cliente
Antes
de começar a disparar as promoções e ofertas da sua empresa, aproxime, envolva
e construa um relacionamento com o cliente.
Lembre-se que, para o cliente, o WhatsApp é um recurso pessoal, que ele utiliza
para interagir com pessoas próximas.
Qualquer
mensagem que ultrapasse essa linha pode soar como invasiva, incomodar e fazer
com que ele bloqueie o contato da sua empresa.
Segmente a sua lista de contatos
Crie
listas de contatos de forma segmentada para enviar os
informativos, promoções e ofertas da sua marca. Faça um cadastro dos novos
clientes de sua empresa, solicite o número de WhastsApp e peça autorização para
enviar comunicados sobre seus produtos ou serviços.
Divulgue o número de WhatsApp da empresa
Destaque
o número de WhatsApp da empresa nos materiais impressos, site, nas lojas e
todos os locais em que sua marca for divulgada. Crie comunicados para redes
sociais, espalhe essa informação para que os clientes tenham acesso ao número e
entrem em contato por meio desse canal.
Atribua tags aos clientes
As
tags ajudam a organizar os
contatos por ordem de interesse, área de atuação, perfil, dúvidas e outras
categorias que você escolher. Esse recurso pode te ajudar durante o lançamento
de produtos ou em grandes promoções, por exemplo.
Aproveite os recursos das listas de transmissão
As
listas de transmissão são como grupos de WhatsApp, com a diferença que os
clientes recebem as mensagens de forma individual. O conteúdo é enviado para
todos os contatos selecionados de uma única vez. É possível criar listas de
transmissão com até 256 contatos. Veja como é fácil criar a sua:
1. Vá
na tela de conversas do WhatsApp, clique em “nova transmissão” e escolha a
opção “nova lista”.
2. Selecione
os contatos que deseja adicionar à sua lista e toque no ícone “criar”.
3. Altere
o nome da lista e adicione outras pessoas.
Importante:
os contatos precisam estar adicionados na agenda do celular e o seu número
deve estar registrado no celular do cliente. Por isso, comunique seus
contatos antes de enviar sua lista de transmissão.
Invista em um número exclusivo
Você
pode utilizar o WhatsApp Web e o WhatsApp pessoal no mesmo aparelho e com o
mesmo número. Porém, esse método não é o ideal. Ter um número exclusivo para
os assuntos da sua empresa vai garantir a sua privacidade, tornará o
atendimento profissional, mais organizado e seguro. Invista em um aparelho mais
simples e um número de telefone exclusivo para atender os contatos da
empresa.
Preste um bom atendimento
Além
de um canal de vendas, certamente, os clientes vão utilizar o WhatsApp para
solicitar atendimento, tirar dúvidas etc. Aproveite a praticidade e esteja
preparado para lidar com esse tipo de atendimento.
Utilize um link direto para o seu WhatsApp
Coloque
um link direcionando o cliente para o seu WhatsApp nas redes sociais, no seu
site ou e-mail. Assim, você facilita o contato do cliente com a sua empresa.
Para isso, siga o passo a passo abaixo:
1. Copie
o link: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000
2. Coloque
o seu número após a palavra o número 55, com o DDD da sua cidade e substituindo
todos os zeros;
3. Para
cidades que não usam o nono dígito, utilize o link abaixo: https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000
4. Agora,
o cliente pode te enviar uma mensagem direta, através do link.
Agradeça o seu cliente
Depois
de cada atendimento, agradeça o seu cliente. Aproveite para enviar mensagens de
parabéns no aniversário do cliente ou em datas comemorativas. Ter esse cuidado com o
público faz toda diferença para o atendimento.
Acompanhe as estatísticas das ações
Quer
saber se as suas campanhas estão sendo vistas pelos clientes? No WhatsApp
Business é possível verificar o relatório de mensagens, com estatísticas sobre
o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes. Saiba como
ver o seu relatório:
1. Clique
no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e vá em
“Configurações”.
2. Selecione
“Configurações da empresa”, e depois em “Estatísticas”.
3. Verifique
quantas mensagens a conta enviou, quantas foram entregues, quantas foram lidas
e quantas foram recebidas de contatos ou clientes.
Fonte: Sebrae