Como usar o WhatsApp Business para vender mais?

Como usar o WhatsApp Business para vender mais?

O WhatsApp Business é uma ferramenta criada para auxiliar o processo de comunicação das empresas. A solução permite que a empresa defina horários de atendimento, crie mensagens automáticas e personalizadas, além de uma série de recursos.
Veja neste artigo, como o WhatsApp Business pode ajudar a aumentar as vendas do seu negócio.
Envolva o cliente
Antes de começar a disparar as promoções e ofertas da sua empresa, aproxime, envolva e construa um relacionamento com o cliente. Lembre-se que, para o cliente, o WhatsApp é um recurso pessoal, que ele utiliza para interagir com pessoas próximas.
Qualquer mensagem que ultrapasse essa linha pode soar como invasiva, incomodar e fazer com que ele bloqueie o contato da sua empresa.
Segmente a sua lista de contatos
Crie listas de contatos de forma segmentada para enviar os informativos, promoções e ofertas da sua marca. Faça um cadastro dos novos clientes de sua empresa, solicite o número de WhastsApp e peça autorização para enviar comunicados sobre seus produtos ou serviços.
Divulgue o número de WhatsApp da empresa
Destaque o número de WhatsApp da empresa nos materiais impressos, site, nas lojas e todos os locais em que sua marca for divulgada. Crie comunicados para redes sociais, espalhe essa informação para que os clientes tenham acesso ao número e entrem em contato por meio desse canal.
Atribua tags aos clientes
As tags ajudam a organizar os contatos por ordem de interesse, área de atuação, perfil, dúvidas e outras categorias que você escolher. Esse recurso pode te ajudar durante o lançamento de produtos ou em grandes promoções, por exemplo.
Aproveite os recursos das listas de transmissão
As listas de transmissão são como grupos de WhatsApp, com a diferença que os clientes recebem as mensagens de forma individual. O conteúdo é enviado para todos os contatos selecionados de uma única vez. É possível criar listas de transmissão com até 256 contatos. Veja como é fácil criar a sua:
1. Vá na tela de conversas do WhatsApp, clique em “nova transmissão” e escolha a opção “nova lista”.
2. Selecione os contatos que deseja adicionar à sua lista e toque no ícone “criar”.
3. Altere o nome da lista e adicione outras pessoas.
Importante: os contatos precisam estar adicionados na agenda do celular e o seu número deve estar registrado no celular do cliente. Por isso, comunique seus contatos antes de enviar sua lista de transmissão.
Invista em um número exclusivo
Você pode utilizar o WhatsApp Web e o WhatsApp pessoal no mesmo aparelho e com o mesmo número. Porém, esse método não é o ideal. Ter um número exclusivo para os assuntos da sua empresa vai garantir a sua privacidade, tornará o atendimento profissional, mais organizado e seguro. Invista em um aparelho mais simples e um número de telefone exclusivo para atender os contatos da empresa.
Preste um bom atendimento
Além de um canal de vendas, certamente, os clientes vão utilizar o WhatsApp para solicitar atendimento, tirar dúvidas etc. Aproveite a praticidade e esteja preparado para lidar com esse tipo de atendimento.
Utilize um link direto para o seu WhatsApp
Coloque um link direcionando o cliente para o seu WhatsApp nas redes sociais, no seu site ou e-mail. Assim, você facilita o contato do cliente com a sua empresa. Para isso, siga o passo a passo abaixo:
1. Copie o link: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000
2. Coloque o seu número após a palavra o número 55, com o DDD da sua cidade e substituindo todos os zeros;
3. Para cidades que não usam o nono dígito, utilize o link abaixo: https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000
4. Agora, o cliente pode te enviar uma mensagem direta, através do link.
Agradeça o seu cliente
Depois de cada atendimento, agradeça o seu cliente. Aproveite para enviar mensagens de parabéns no aniversário do cliente ou em datas comemorativas. Ter esse cuidado com o público faz toda diferença para o atendimento.
Acompanhe as estatísticas das ações
Quer saber se as suas campanhas estão sendo vistas pelos clientes? No WhatsApp Business é possível verificar o relatório de mensagens, com estatísticas sobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes. Saiba como ver o seu relatório:
1. Clique no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e vá em “Configurações”.
2. Selecione “Configurações da empresa”, e depois em “Estatísticas”.
3. Verifique quantas mensagens a conta enviou, quantas foram entregues, quantas foram lidas e quantas foram recebidas de contatos ou clientes.
Fonte: Sebrae